BIM
Modelagem BIM
A DTM Studio oferece o serviço de modelagem BIM em parceria com projetistas das diversas áreas da construção civil. Desenvolvemos modelos BIM de Arquitetura, Ar Condicionado, Automação, Caixilho, Elétrica, Estrutura, Hidráulica, Incêndio e Impermeabilização.
Checagem de Interferências
A partir do modelo BIM de todas as disciplinas envolvidas no empreendimento, a DTM Studio cruza as informações modeladas através de tecnologias avançadas para executar a checagem das interferências. Os dados coletados nesta compatibilização 3D são apontados e compilados em forma de markups e relatórios para a melhor visualização das incompatibilidades. Este trabalho envolve os arquitetos, engenheiros, construtores e todos os stakeholders do empreendimento para solucionar os problemas detectados. A facilidade em visualizar as incompatibilidades virtualmente reduz o tempo de entendimento do problema permitindo foco total na solução a ser empregada. A compatibilização em 3D detecta problemas que não seriam percebidos em um processo tradicional de trabalho, minimizando assim o retrabalho e o custo da obra.
Quantitativo
A quantidade estimada dos elementos da construção é feita pela DTM Studio através de um modelo BIM, no qual todas as informações do projeto são integradas. No desenvolvimento do modelo virtual do empreendimento, a estimativa de quantificação dos materiais pode ser feita em tempo real, de forma vinculada às etapas de projeto.
Simulação 4D
A simulação 4D corresponde ao timeline da construção. Através do planejamento de execução da obra, da Carta Gantt, e do modelo BIM do empreendimento, a DTM Studio realiza a simulação da construção considerando o tempo de execução de cada elemento que está presente no projeto. Os dados do cronograma de execução da obra são fornecidos pela construtora, e através deles é possível alimentar o modelo com as informações do planejamento. Posterior a este cruzamento de informações entre cronograma e modelo BIM, a DTM Studio gera uma simulação dinâmica que representa a sequência da construção. Com isso, é possível estudar a logística, detectar falhas na ordem de execução dos trabalhos e otimizar o planejamento da obra.